Páginas

DIA 29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
“Seja bem vindo ao Blog: Vivendo bem com PSORÍASE.
Informações de Bem Estar e formas de tratamentos”." ! ! !

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quando um filho tem psoríase.





O tratamento deve ser iniciado nas crianças o mais cedo possível, devendo ser escrupulosamente seguido. Os aconselhamentos médicos sobre os cuidados da pele têm igualmente que ser escrupulosamente seguidos.


É importante manter um estilo de vida saudável para ajudar o sistema imunitário da criança a lidar com a psoríase.


As placas podem causar problemas graves nas crianças, as quais têm que aprender a gerir e a tratar a sua condição. Para fazerem isto, estas precisam do total apoio da família.


A psoríase surge na infância em 15% dos casos e antes dos 20 anos em um de cada três casos. É uma dermatose crónica não contagiosa que resulta de uma predisposição genética específica. Pode ser desencadeada por fatores ambientais que podem ser externos (como a mudança de estação ou a fricção da roupa na pele) ou internos (como as doenças infecciosas, o stress emocional e determinados medicamentos).


As manifestações clínicas da psoríase numa criança são geralmente semelhantes às dos adultos. No entanto, nas crianças a condição assume frequentemente formas atípicas que podem originar problemas de diagnóstico. Determinadas dermatoses infantis que envolvem as nádegas, sobrancelhas e couro cabeludo assemelham-se muito à psoríase.

“Esta condição pode originar complexos porque as outras pessoas são cruéis. Uma vez, quando eu estava numa piscina da zona, tinha eu 8 anos, uma mulher obrigou a filha dela a sair da piscina porque tinha medo que eu a infectasse," afirmou Marie-Aude, uma adolescente que sofre de psoríase desde os 10 anos de idade*. 




Felizmente nem todas as crianças com psoríase passam por tais experiências desagradáveis, mas esta história mostra como a psoríase pode dificultar a rotina do dia-a-dia.

Quais as características da psoríase nas crianças?


A psoríase nas crianças assume frequentemente uma das seguintes formas:

Lesões nos cotovelos, joelhos e couro cabeludo, que são geralmente persistentes (não vão e vêm).

Pequenas placas vermelhas que por vezes cobrem o corpo, desaparecendo de seguida durante várias semanas.

A psoríase é quase sempre muito desagradável para a criança. As placas causam frequentemente um grande desconforto e embaraço, originando um profundo impacto psicológico. A chacota das outras crianças pode agravar ainda mais a condição.

               Se uma criança tem psoríase, precisa fazer tudo o que está ao seu alcance para tratar as placas.



Cuidados de uma criança com psoríase



A criança deve ser examinada por um médico e tratada numa fase inicial da doença. Deve seguir os conselhos do médico o melhor possível e lembrar-se de aplicar regularmente os cremes prescritos. O tratamento deve ser administrado até as placas desaparecerem completamente.

O tratamento e os aconselhamentos relativamente aos pés são os mesmos que para um adulto, devendo a pele ser tratada cuidadosamente até sarar completamente. É preferível evitar os sapatos que não sejam adequados, mas que estejam na moda, pois podem magoar a pele. No entanto, depois da condição estar controlada, estas regras podem ser seguidas de umas maneiras menos rígidas.


Quais as atividades em que uma criança pode participar?


O bem-estar social e a forma física da criança são importantes e se esta gostar de praticar desporto vá em frente.

Deve encorajar a sua criança com psoríase a praticar desporto e a participar em atividades físicas, certificando-se que este ou esta tem vários interesses, mas deve tomar cuidado para que a mesma parte do corpo não seja repetidamente sujeita a extensões. A psoríase pode aparecer se a pele for sujeita a extensões para além do seu limite. Por exemplo, pode acontecer quando uma criança anda demasiado tempo de bicicleta.


Não há qualquer razão para impedir a criança de praticar natação. A aplicação de vaselina nas áreas irritadas irá reduzir a irritação causada pelos químicos da água. As áreas afetadas devem ser secas cuidadosamente, sem esfregar.





Qual a melhor dieta para uma criança com psoríase?



As crianças com excesso de peso podem ser afetadas pela psoríase nas dobras cutâneas ou nas áreas em que a pele está mais esticada. Deve ter o cuidado de não deixar que o seu filho compense o stress emocional através da ingestão abusiva de alimentos. 

Também é importante que o sistema imunitário da sua criança esteja saudável. Isto porque o seu sistema imunitário é ainda imaturo, tal como o resto do corpo, por isso uma dieta equilibrada é fundamental para ter a certeza que o sistema imunitário está na sua condição ideal.

Para, além disso, como o fumo do cigarro afeta o sistema imunitário, deve certificar-se que a sua criança não seja exposta ao fumo ou que ela própria não se torne um (a) fumador (a).


Como posso ajudar uma criança com psoríase?


             As crianças com psoríase devem receber todo o carinho possível da família. No entanto, não devem poder usar a sua condição para manipular ou chantagear emocionalmente os outros, devendo ser ensinadas a não considerarem a psoríase como uma deficiência.

As crianças baseiam normalmente a sua autoconfiança no seu aspecto e "imagem", por isso a chacota por causa das placas pode causar danos emocionais graves. As crianças têm que aprender a ignorar os comentários. Envolver as crianças (e o seu melhor amigo) em discussões com os seus professores pode ajudá-los a formar um ponto de vista social.

O stress psicológico (independentemente da causa, escolar ou familiar) pode ter impacto na condição, por isso se a psoríase da criança piorar deverá considerar a hipótese de recorrer a um perito ou psicólogo logo numa fase inicial.

A psoríase postular generalizada é normalmente acompanhada por acessos febris.

Nas regiões palmo-plantares (mãos e pés), a psoríase postular tem recidivas e remissões, implicando por vezes uma grave incapacidade funcional.


Psoríase eritrodérmica

As crianças com psoríase eritrodérmica ficam vermelhas da cabeça aos pés, estando muitas vezes sujeitas a febre e dor articular. A pele de determinadas partes dos seus corpos pode estar coberta de pústulas. Esta forma de psoríase pode marcar o início da condição ou complicar uma forma existente de psoríase. É normalmente desencadeada por uma infecção ou por determinados medicamentos.

Artrite psoriásica

A artrite psoriásica infantil é muito rara. É caracterizada por artrite combinada com pústulas ou lesões psoriásicas vermelhas. A artrite afeta unilateralmente as articulações pequenas e grandes dos dedos das mãos e dedos dos pés.

Localizações da psoríase



As lesões localizam-se virtualmente nos mesmo locais que as dos adultos. No entanto, ao passo que as lesões faciais são raras no adultos (presentes em 5,6% dos casos), são muito comuns nas crianças (presentes em 30% dos casos). As lesões localizam-se na testa e nas bochechas, que ficam muito vermelhas, envolvendo por vezes as sobrancelhas e as orelhas. As lesões faciais têm consequências profundas na capacidade do doente em criar relações. As outras partes do corpo que também são afetadas pela psoríase são:

Membranas mucosas, especialmente na língua que pode descamar, formando padrões que mudam de forma e posição de um dia para o outro a que se denomina "língua geográfica".

Palmas das mãos e plantas dos pés, que apresentam hiperqueratose espessamento da camada córnea.




Cotovelos, joelhos, zona lombar e couro cabeludo, que são as partes mais comuns afetadas pela psoríase.

Dobras cutâneas: à parte das crianças gorduchas que têm uma grande dobra cutânea por baixo do queixo, a dobra do pescoço raramente está envolvida. Tal como as dobras das axilas, que raramente são afetadas. Todavia, o umbigo é envolvido com muita frequência.

Unhas: um terço das crianças com psoríase infantil tem psoríase das unhas. Falamos de "distrofia das vinte unhas" quando todas as unhas estão envolvidas. Nesta condição, as unhas estão marcadas com pequenas depressões, assemelhando-se a um dedal.


Couro cabeludo: o couro cabeludo é frequentemente afetado. Deve realçar-se que as lesões no couro cabeludo são por vezes uma indicação de uma dermatose que afeta o couro cabeludo e as nádegas, e não de psoríase.

Estratégicas terapêuticas


É muitas vezes difícil para as crianças e para os pais ouvirem que a psoríase é uma dermatose crónica que tem um impacto na qualidade de vida. Mesmo com as terapias eficazes disponíveis, não existe uma cura permanente.


Como a psoríase pode ser geneticamente transmitida, os pais tem tendência a ter sentimentos de culpa, especialmente se eles próprios sofrerem da condição. Um estudo em 100 pessoas com psoríase demonstrou que 11 não pretende ter filhos devido ao risco de transmissão. Os pais podem também preocupar-se quando descobrem que o stress é um fator desencadeador. Por ultimo, o diagnostico pode fazer sentirem se impotentes por não saber como ajudar o seu filho a lidar com a sua condição.


             Por estas razões, os dermatologistas devem tentar ajudar as crianças e as respectivas famílias a manterem a perspectiva, lembrando-lhe particularmente que a hereditariedade não é o único fator de conduz ao aparecimento da condição.


Diferentes tratamentos


          O tipo de tratamento prescrito pelo dermatologista não deve ser apenas apropriado à forma clínica da psoríase, mas também deve ter em conta os desejos da criança (se esta tiver idade para expressá-los) e dos pais.


         O dermatologista, os pais e a criança devem trabalhar em conjunto para encontrar o tratamento que melhor se adequa à criança. Os benefícios e os riscos de um tratamento devem ser pesados ainda com mais cuidado do que com os adultos, especialmente no que diz respeito aos tratamentos sistémicos. Devido à toxicidade de determinados medicamentos, existem menos tratamentos disponíveis para as crianças do que para os adultos.

        A psoríase infantil é habitualmente tratada sequencialmente, com o tratamento a ser alterado de três em três meses (sendo o tratamento aplicado do mesmo modo que aos adultos). As lesões são menos visíveis durante o verão devido à exposição ao sol. Deve recomeçar-se o tratamento quando surgem novas erupções, mantendo-se a aplicação do tratamento até as lesões desaparecerem.

Tratamentos locais (tópicos)


Normalmente, os tratamentos locais são utilizados isoladamente para tratar a psoríase nas crianças.

O mais importante é manter a pele hidratada, normalmente tomando banhos com emolientes e utilizando cremes hidratantes.

As pomadas à base de corticoides são muito eficazes no tratamento de lesões psoriásicas.

Tratamentos sistémicos


O dermatologista pode sugerir um tratamento sistêmico quando a psoríase é muito disseminada ou intensa, ou quando esta na ter um impacto muito profundo na vida do doente.



Os tratamentos sistémicos podem ter efeitos secundários e as suas vantagens e desvantagens devem ser cuidadosamente pesadas, quer para a criança, quer para a sua família. Estes medicamentos são geralmente prescritos durante um curto período de tempo e a sua utilização tem de ser cuidadosamente monitorizada.

               A fototerapia PUVA é geralmente usada apenas para as crianças com mais de 15 anos, pois aumenta o risco de cancro. No entanto, as crianças que sofrem de psoríase disseminada resistente a outras terapias podem, excepcionalmente, beneficiar com algumas sessões de fototerapia PUVA.


A fototerapia UVB é também desaconselhada para as crianças, apesar de alguns dermatologistas ocasionalmente a prescreverem em caso de psoríase grave resistente ao tratamento.

Os retinóides são usados para tratar a psoríase postular e eritrodérmica, assim como o reumatismo psoriásico. As crianças têm que ser cuidadosamente monitorizadas para se ter a certeza que os retinóides não estão a inibir o seu crescimento.

Os imunossupressores, como os imunossupressores seletivos, determinados inibidores alfa do TNF podem ser por vezes prescritos, mas apenas quando outras terapias não tiveram sucesso. Estes tratamentos devem ser cuidadosamente monitorizados porque aumentam o risco de cancro.

3 comentários:

  1. eu tenho 13 anos, e tenho psoríase,
    Eu gostaria de saber se a psoríase tem cura total. e se nao tiver, mesmo depois da "cura" temporária é preciso usar as pomadas, remédios e etc.

    obrigada Renata Firmiano

    ResponderExcluir
  2. GRUPO DE AJUDA MUTUA DA ASSOCIAÇÃO DE APOIO AOS PORTADORES DE PSORÍASE
    Objetivo: O Grupo de Ajuda tem como objetivo, reunir as pessoas com psoríase e seus familiares para partilhar/compartilhar, dar e receber informações, transmitir uma mensagem de alegria e orientar para atitudes positivas que podem ser adotadas nas situações do cotidiano de quem possui essa doença de pele, fortalecendo o lado emocional das Pessoas Vivendo com Psoríase.
    Os encontros serão realizados toda as 2ª quartas-feiras do mês.
    O nosso próximo encontro será realizado no dia 10 de agosto às 19 horas no Espaço Saúde localizada na Rua Conde de São Joaquim 179, Bela Vista próximo ao metrô São Joaquim.
    A AAPP e o Espaço Saúde terão um imenso prazer em receber as Pessoas Vivendo com Psoríase, familiares e amigos.
    Para maiores informações e reserva ligar para a AAPP das 14h00 ás 18h00 horas ou nos enviar um e-mail.
    Fone: 11 5539-1781 / 11 3101-1110
    E-mail: aapp.psoriase@terra.com.br
    www.espacosaúde.org.br
    www.aapp.org.br
    A sua presença é fundamental para o sucesso do nosso evento. Compareça!
    EQUIPE ESPAÇO SAÚDE /AAPP

    ResponderExcluir
  3. http://www.bookess.com/read/5080-psoriase-e-a-cura/

    ResponderExcluir