Páginas

DIA 29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
“Seja bem vindo ao Blog: Vivendo bem com PSORÍASE.
Informações de Bem Estar e formas de tratamentos”." ! ! !

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Artrite psoriásica “Reumatismo Psoriásico”



Uma condição dupla e imprevisível

Vários anos após o aparecimento da psoríase, o doente pode ser afetado pela artrite psoriásica.

Esta é uma artrite inflamatória crónica com vários graus de manifestações articulares. É tratada separadamente das lesões cutâneas e o curso da doença é imprevisível. A artrite psoriásica pertence ao grupo das espondilartropatias. Pode ser distinguida de outros tipos de artrite inflamatória essencialmente através da condição cutânea concomitante.

O aspecto da artrite psoriásica é de períodos marcados esporádicos de remissão de tempo variado. Envolve as articulações periféricas (ancas, ombros, mãos e pés) em 70% dos casos e, por vezes, a coluna vertebral (conhecida como a forma axial da artrite psoriásica). A artrite psoriásica pode igualmente afectar as enteses, isto é, as regiões onde os tendões estão ligados ao osso, o que poderá explicar a dor nos calcanhares, etc.

A condição surge com maior frequência entre os 30 e os 50 anos de idade, afetando tanto mulheres como homens. No entanto, os homens registam uma maior frequência da forma axial da condição, ao passo que as mulheres tendem a sofrer mais das formas periféricas. O número exato de pessoas que sofre de artrite psoriásica é desconhecido, mas calcula-se que cerca de 1% da população mundial está afetada (1). No entanto, a predominância é maior em doentes com psoríase.
  
Artrite Psoriásica


                  Artrite psoriásica combina os sintomas de pele (pele seca, com descamações e manchas vermelhas) com os sintomas articulares da artrite, como dor nas articulações e inflamação. Os sintomas de artrite psoriásica incluem diferentes graus de comprometimento da pele, com rigidez, dor, inchaço e enfraquecimento das articulações, sintomas que podem diminuir os movimentos e causar grave destruição das articulações. Quando não tratada adequadamente, a artrite psoriásica pode se constituir numa doença progressivamente incapacitante.


                   As manifestações da artrite geralmente incluem incapacitação das mãos e pés, como se verifica na artrite reumatóide, como também uma dolorosa inflamação dos tendões e artrite da coluna. 

                            Compreender a inflamação

As articulações saudáveis possuem cartilagem nas extremidades dos ossos que funcionam como almofadas quando as articulações se movem. A cavidade articular é revestida por uma membrana vascular, denominada membrana sinovial. Esta fornece os nutrientes essenciais à cartilagem e às extremidades ósseas. A membrana sinovial é reforçada por uma estrutura mais rígida, denominada cápsula articular. A artrite psoriásica afecta as áreas em que as extremidades ósseas entram nesta cápsula e, mais especificamente, as áreas onde os tendões estão ligados ao osso (isto é, as enteses).

Como os vasos nestas áreas sofrem um aumento no volume, um processo denominado vasodilatação, existe um maior fornecimento de líquido, originando edema e inchaço. Quando o edema se forma, os glóbulos brancos migram para esta zona. Os glóbulos brancos em conjunto com o edema originam maior inflamação e dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário