Páginas

DIA 29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
“Seja bem vindo ao Blog: Vivendo bem com PSORÍASE.
Informações de Bem Estar e formas de tratamentos”." ! ! !

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Raptiva



Medicamento usado para tratar pacientes com psoríase moderada à severa que requer tratamento sistêmico ou fototerapia. Não foi estudado o seu uso em menores de 18 anos. Raptiva Efalizumabe atua inibindo a cascata inflamatória e o desenvolvimento das placas características da psoríase.

Entre todos os agentes biológicos, a experiência clínica com o Raptiva em pacientes com psoríase em placas é a mais extensa. Segundo estudo recentemente apresentado no congresso da Academia Americana de Dermatologia, em três anos de tratamento contínuo, 70% dos pacientes com psoríase de moderada à grave tiveram excelente resposta, grande tolerância e ausência de toxicidade cumulativa com o medicamento.

Não deve ser usado em pessoas alérgicas ao efalizumabe, pode reduzir as defesas imunológicas aumentando a possibilidade de infecções, trombocitopenia e piora da psoríase. Vacinas devem ser evitadas durante uso do Raptiva.

           Os efeitos colaterais mais freqüentes são: cefaléia, calafrio, febre, náuseas e dores musculares. Eles geralmente ocorrem nas primeiras 48 horas que se seguem à injeção do Raptiva e diminuem nas primeiras semanas de uso. Também podem ocorrer dores nas costas e articulações, além de edema em membros. 

        O Raptiva, aprovado desde 2003 pela agência americana FDA (Food and Drug Administration), foi também aprovado no Brasil pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e encontra-se agora disponível para comercialização também no Brasil pelo laboratório Serono.


A comercialização desta droga deve ser suspensa em todo o mundo, devido aos relatos de desenvolvimento de LMP, uma infecção cerebral grave causada por vírus, em alguns pacientes que fazem uso da medicação. No Brasil, o Raptiva é comercializado pelo laboratório Merck Serono com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os usuários do Raptiva não devem suspender o uso do medicamento antes de receber a orientação de um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário