Páginas

DIA 29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
“Seja bem vindo ao Blog: Vivendo bem com PSORÍASE.
Informações de Bem Estar e formas de tratamentos”." ! ! !

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tratamentos





A psoríase é uma dermatose crônica que se caracteriza pela descamação da pele, deixando-a avermelhada nos joelhos, cotovelos, região lombar e couro cabeludo, principalmente. Por deixar feridas, é extremamente incômoda para quem a desenvolve, exigindo tratamento rápido e eficaz.

A medicina ainda não sabe as causas da psoríase, mas há estudos que comprovam a sua ligação com estresse, frio, má qualidade de vida e infecções. "A causa é desconhecida e calcula-se que 1% da população tenha a psoríase. Há sempre uma predisposição genética, mas não significa que, quem tem ascendentes com a doença, seja afetado".

O diagnóstico da psoríase é bem simples, com a detecção de prurido no local das lesões, mas exige acompanhamento médico desde o começo. "Existem muitos tratamentos disponíveis. Se ela for classificada como localizada, faz-se o tratamento restrito às descamações. Se as lesões forem mais extensas, utilizam-se medicamentos por via sistêmica (orais ou injetáveis) ou a fototerapia, com luz ultravioleta A e B.

O sol é um grande aliado de quem desenvolve a psoríase, mas deve ser moderado e com indicação de um médico para evitar queimaduras na pele. Ele ajuda a fazer o controle, tornando o verão a época ideal para o tratamento. "Não dá para falar em cura para a psoríase porque não se sabe a causa exata. Hoje, a medicina permite tratamentos que acabam com os sintomas".

Na sua forma mais comum, essa dermatose é denominada vulgar, apresentando pequenas pápulas eritematosas. A psoríase gutata é mais frequente em crianças, em áreas de dobras, são chamadas psoríases invertidas. A presença de pus dá o nome de psoríase pustulosa e, se houver um avermelhamento e descamação generalizados, é chamada de psoríase eritrodérmica.


                Até agora, não há cura conhecida para a psoríase e o tratamento oferece somente alívio temporário dos sintomas. A limpeza normal da pele, ao redor das áreas afetadas, é importante para prevenir infecções. Loções e cremes a base de alcatrão vegetal (e outros componentes designados para remover as escamas) podem limpar a pele irritada e diminuir a coceira.

Foram apresentados recentemente diversos medicamentos como sendo eficazes no alívio dos sintomas da psoríase. A cortisona e os esteróides mais novos (medicamentos à base de hormônios) podem remover as placas em cerca de 50% dos casos quando aplicados diretamente na pele afetada. Muitos médicos recomendam cobrir as áreas tratadas com um plástico fino, além do creme. Isso é chamado de terapia oclusiva.

          Alguns medicamentos diminuem a taxa de crescimento das células. Um deles, o metotrexato, reduz os sintomas nos casos graves. Entretanto, em virtude de seus efeitos colaterais serem fortes, ele é prescrito para uso somente sob supervisão médica.

                 Outros medicamentos usados para a psoríase incluem o calcipotrieno, o tazaroteno, a ciclosporina e os derivados de vitamina A. Todos esses medicamentos devem ser administrados por um médico.

              Existem muitas formas de você cuidar da pele para reduzir o ressecamento e evitar infecções. Na próxima seção, exploraremos muitos remédios tópicos para o tratamento da psoríase.


Dicas de cuidados com a pele.

  É importante manter a pele limpa ao redor das áreas afetadas pela psoríase para evitar infecções. Eis algumas dicas de cuidados para limpar a pele irritada e diminuir a coceira e outros sintomas.

                Molhe - tomar banho, nadar, ficar numa banheira e aplicar compressas úmidas podem reidratar peles muito secas e ajudar a amolecer e remover as escamas causadas pela psoríase sem prejudicar a pele. Já que a escamação pode agir como uma barreira aos medicamentos e aos raios ultravioletas, é importante remover levemente o máximo de crostas que puder. Molhar também ajuda a diminuir a coceira e a vermelhidão das lesões. Deixe a água morna, em vez de quente (água quente pode aumentar a coceira).

Embora molhar ajude a remover as crostas das placas, saiba que molhar e secar a pele com freqüência também remove os óleos da pele, sua proteção natural contra a perda de umidade. Por esse motivo, para obter os benefícios de molhar a pele sem secá-la demais, procure umedecê-la com um emoliente logo depois de molhá-la.

Hidrate - a pele seca pode rachar sangrar e infeccionar, por isso é importante evitar que ela fique ressecada. A hidratação não apenas ajuda a prevenir a pele seca, como também reduz a inflamação, ajuda a manter a elasticidade e deixa as crostas das placas menos visíveis. Os hidratantes mais pastosos funcionam melhor como barreira contra água na pele. Os hidratantes cremosos são eficazes.

Aplique babosa (ou alo e vera) - o gel da alo e vera por muito tempo ficou conhecido por suas propriedades calmantes na pele e por ajudar a cicatrizar pequenas feridas e queimaduras. Se quiser experimentar a babosa, compre a planta, corte uma das folhas abertas e passe o gel sobre as placas. Você também pode encontrar gel de alo e vera puro em muitas farmácias e lojas de produtos naturais.

Experimente um banho com vinagre - como a babosa, o vinagre de cidra pode ser usado para aliviar pequenas queimaduras e outras inflamações da pele, além de ser um desinfetante. Por ser líquido, é excelente para deixar as unhas afetadas de molho (apenas despeje um pouco em uma vasilha e mergulhe as unhas por alguns minutos) e aparentemente eficaz quando aplicado com algodão nas placas.

Umedeça - o ar seco de um ambiente fechado é associado à pele seca, o que não é nada bom para os portadores de psoríase. Use um umidificador no ambiente para aumentar a umidade.

Use alcatrão - xampus, cremes e outros produtos de banho que contenham alcatrão podem ajudar a amenizar as descamações da psoríase. Os óleos de banho com alcatrão são especialmente benéficos.

Use o ácido salicílico - pode ser que você também queira usar o ácido salicílico para remover as descamações. Os xampus, cremes, géis e outros produtos tópicos para tratamento da psoríase que contêm ácido salicílico são encontrados em farmácias.

Experimente a cortisona OTC - os medicamentos tópicos que contêm 1% de cortisona também podem aliviar a coceira e a irritação da psoríase, especialmente das placas que surgem nas dobras da pele ou no rosto. Somente use um desses medicamentos se tiver autorização do seu médico e siga rigorosamente as instruções de uso contidas na embalagem.

Cuidado ao usar outros medicamentos - alguns medicamentos podem piorar a psoríase. Ao precisar tomar outra medicação enquanto está tratando a psoríase, informe seu médico sobre a doença, e se estiver usando um medicamento que esteja agravando a psoríase, veja com o médico a possibilidade de uma dosagem reduzida ou um medicamento alternativo.

Passe o protetor plástico - há anos, os médicos sabem que cobrir as lesões da psoríase ajuda a eliminá-las. A estratégia de cobertura também ajuda os medicamentos a terem efeito na pele, pois mantém os hidratantes no lugar por mais tempo. Você pode usar um protetor plástico comum ou pode comprar emplastros especiais. Aplique o medicamento prescrito (não se esqueça de confirmar com o médico se o medicamento que está usando pode ser utilizado com um protetor oclusivo) ou o hidratante e cubra a área. Não deixe o curativo por muito tempo, pois a pele fica encharcada. Se precisar de instruções mais específicas, consulte o seu médico.

Escolha cuidadosamente os sabonetes - procure usar os sabonetes suaves. Muitos sabonetes suaves, que contêm hidratantes estão disponíveis. Você também pode optar por um dos muitos limpadores sem sabão, se sua pele já estiver seca e irritada. Se estiver em dúvida sobre que produto escolher, peça recomendações ao farmacêutico ou ao médico. Independente do que escolher, procure enxaguar bem e, em seguida, aplicar o hidratante para evitar coceira e ressecamento.

Use cuidadosamente os produtos para pele - a psoríase faz a pele ficar mais suscetível a produtos como tinturas, permanentes ou alisadores de cabelo. Use produtos que podem provocar irritação somente quando sua pele estiver sem lesões.

Experimente usar medicamentos à base de capsaicina -  a capsaicina é o ingrediente que dá o sabor picante à pimenta. A capsaicina pode ajudar a diminuir a coceira, a descamação e o desconforto da psoríase. Ela é encontrada em uma série de produtos tópicos OTC usados para aliviar a dor da artrite, de tensões musculares etc. Pode causar uma sensação inicial de queimação leve quando aplicada nas placas e deve ser mantida longe dos olhos e das mucosas, pois pode produzir uma sensação intensa de queimação, certamente irritante. 

Procure não machucar a pele - pequenas lesões, como queimadura de sol, arranhões e irritação por roupas apertadas podem causar ou piorar a psoríase. Os dermatologistas chamam essa evolução da psoríase de "fenômeno de Koebner".

Trate as infecções imediatamente - as infecções sistêmicas, como a de garganta por streptococcus (infecções por streptococcus), podem desencadear a psoríase em algumas pessoas. Consulte um médico ao primeiro sinal dessas infecções.

Embora a psoríase não tenha cura, existem tratamentos e medidas de autoajuda que facilitam a convivência com a doença. Veja a próxima seção sobre as estratégias usadas por muitos portadores de psoríase. Com a aprovação de seu médico, experimente uma delas. Embora a psoríase não tenha cura, existem tratamentos e medidas de autoajuda que facilitam a convivência com a doença. Veja a próxima seção sobre as estratégias usadas por muitos portadores de psoríase. Com a aprovação de seu médico, experimente uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário