Páginas

DIA 29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
“Seja bem vindo ao Blog: Vivendo bem com PSORÍASE.
Informações de Bem Estar e formas de tratamentos”." ! ! !

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Psoríase Causa Outros Problemas Além da Pele.




                Pode causar inflamações oculares, como conjuntivites ou uveítes, além de, principalmente, os sintomas articulares.

                Os sintomas reumáticos da artrite psoríase são: dores articulares e artrites variadas, podendo atingir também, tendões, bacia e coluna vertebral. 

                Geralmente, aparecem em uma parcela de 10% de portadores de psoríase, em geral depois de longos anos sofrendo dessa enfermidade; entretanto, pode preceder, isto é, pode aparecer mesmo antes do surgimento das lesões iniciais na pele, o que torno o seu reconhecimento pelo reumatologista bastante difícil

                Como a manifestação da surge entre 10 e 40 anos, a artrite psoriática costuma ser detectada entre os 30 e 40 anos de idade. A causa da psoríase e da artrite psoriática permanecem desconhecidas, mas parece existir uma predisposição genética, tendo em vista uma evidente agregação familiar. 

                 Não há evidências de relação com infecções, porém, a psoríase é mais grave em aidéticos. 

A artrite psoriática é de tendência mais deformante em pacientes com psoríase mais extensa, principalmente com comprometimento das unhas. Nos casos de artrite psoriática afetando a coluna, é mais comum ocorrer uveíte (Lesão Ocular), pois esses pacientes são portadores do marcador genético HLA-B27, que predispõem a esse acometimento oftálmico.

                 Existem dois padrões básicos de artrite psoriática, um afetando a coluna e outro as articulações das extremidades. Na coluna, a queixa é de dor lombar e nas nádegas, de caráter inflamatório, isto é, surge em repouso, durante o sono, e exige que o paciente se levante para se movimentar, reduzindo a dor e a rigidez.

                  Pode afetar até os movimentos respiratórios, quando atinge as articulações das costelas com a coluna torácica. Produz, ainda, dores na nuca ou na coluna cervical. Este padrão é do tipo espondilítico periférico, atingindo as pequenas articulações das falanges dos dedos, joelhos, tornozelos e pés.

                  Pode afetar tendões, gerando um aspecto típico de “dedos-em –salsichas”, e atingir a planta dos pés, com dores calcâneas como fascites ou bursites. A prolongada evolução determinará, quando não for adequadamente tratada, deformidades com lesões radiológicas que serão características da artrite psoriática.

                  Em geral, a avaliação em consulta com o reumatologista é suficiente para o diagnóstico. No entanto, pode ser difícil nos casos com discretas lesões de pele, sem alterações de unhas ou mesmo da pele, o que pode ocorrer em até um terço dos casos. 

                  Os exames são indispensáveis para diferenciar a artrite psoriática de outras espondiloartropatias, da artrite reumatóide e até da gota, uma vez que pode ocorrer elevação do ácido úrico no sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário