Páginas

DIA 29 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
“Seja bem vindo ao Blog: Vivendo bem com PSORÍASE.
Informações de Bem Estar e formas de tratamentos”." ! ! !

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tratamentos alternativos

5 DICAS PARA TRATAR A PSORÍASE

1 - Procure manter a sua pele sempre hidratada e menos seca possível. Para isso, você pode utilizar pomadas a base de vaselina (um derivado do petróleo), muito eficaz contra a pele seca. É importante saber que a pele seca favorece o desenvolvimento da psoríase e um círculo vicioso pode se instalar. Hidratar e umedecer a pele irá permitir o rompimento desse círculo infernal.
2 - Tomar banho de banheira pode ser benéfico para a sua pele, no entanto, este não deve muito frequente nem muito demorado, pois ele pode ressacar a pele (ver ponto 1). Quando estiverna banheira, experimente colocar sal marinho dentro da água e procure não deixar a temperatura dela muito quente (resseca a pele). Por fim, quando sair do banho, se possível não utilize uma toalha, tente secar-se naturalmente.
3 - A exposição solar melhora em 80% o estado da psoríase, no entanto, em 10% dos casos, ocorre o inverso. É importante se expor ao sol, mas essa exposição deve ocorrer nos horários que representam o menor risco para a pele, ou seja, pela manhã ou após as 16h, para evitar os efeitos nefastos do sol, como o câncer de pele.
4 - Evite fumar e consumir muito álcool, pois estas "drogas" aumentam a psoríase. Isso ocorre principalmente com as pessoas que fumam mais de um maço por dia. E quanto ao álcool, seu efeito negativo ocorre principalmente nos homens.
5 - A psoríase pode gerar consequências emocionais e de relacionamento para o doente, portanto pode ser interessante que este consulte algum especialista (médico, psicólogo, terapeuta...). Esse apoio pode ser de grande ajuda para que ele consiga lidar melhor com a doença. Ressaltamos que a causa psíquica, apesar de desencadeadora, não é a causa original da psoríase. A doença ocorre devido a um problema do sistema imunológico, e portanto, a culpa não é do doente.


Tratamento de Psoríase Utilizando Peixes









Garra rufa

- Peixe médico - Espécie de peixe utilizado com fins medicinais.
      Na Turquia foi criada uma piscina ao ar livre com peixes que se alimentam da pele de doentes com psoríase. O peixe consome apenas as peles mortas ou afetadas pela doença, deixando a pele saudável crescer normalmente. Ainda que este tratamento não cure a doença, apenas aliviando temporariamente os sintomas, os doentes repetem periodicamente os tratamentos. Registaram-se casos de cura completa da psoríase após alguns tratamentos, mas devido à natureza imprevisível da doença, fortemente influenciada por factores endógenos, a cura pode surgir, mas não é normalmente provável.





        A espécie tem habitat nas bacias dos rios das áreas setentrionais e centrais do Médio Oriente, nomeadamente os rios Jordão, Orontes, Tigre e Eufrates. Também em rios e lagoas da Turquia e norte da Síria. A sua exploração comercial é protegida por lei na Turquia, devido a recear-se uma captura excessiva para exportação. Os Garra rufa podem ser criados num aquário doméstico; ainda que não seja um peixe para principiantes, é bastante robusto. Para tratamento de doenças de pele, os espécimes de aquário não serão as mais adequadas, pois o seu comportamento de se alimentarem de pele manifesta-se apenas em condições de alimentação escassa e irregular.


           Os peixes-médico são utilizados numa técnica popular da Ásia e de algumas cidades dos Estados Unidos que consiste num trabalho de limpeza dos pés através da ação destes peixes. Segundo os praticantes da técnica, os peixes-médico realizam um trabalho mais higiénico que tesouras e navalhas.

        A partir de Abril de 2006, a estância termal de Tóquio, Oedo Onsen Monogatari, disponibiliza este tratamento aos seus clientes. É anunciado não só para tratamento de doenças de pele, mas também como excelente pedicura.
O pequeno cardume de peixes morde os pés das clientes removendo as células mortas dos pés, o que proporciona sua esfoliação.

        A duração do tratamento, em cujas banheiras há em média 100 peixes, é de 15 a 30 minutos, depois o cliente passa por uma pedicura normal.




Truta

Usado nos tratamentos



Reumáticos


Truta é um peixe da família do salmão. É um peixe de escamas, alongado, alcança até 60 cm de comprimento e até 2Kg. Este peixe, só atinge o tamanho e o vigor necessário em ambientes saudáveis, com água pura, bem oxigenada, de baixa temperatura (entre 13 e 17 graus C), cristalina e corrente.



Possui alto valor nutritivo, com alto teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas.

Apresenta também ácidos graxos do tipo Ômega-3 e baixo teor de calorias, o que torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol ruim (LDL), nocivo ao coração. Ômega-3 é um suplemento alimentar indicado na prevenção primária e secundária da arteriosclerose e da doença coronária. É indicado também como coadjuvante no tratamento da artrite reumatoide e psoríase. Diminui a probabilidade enfartos de miocárdio e reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos; diminui a pressão sanguínea.

(hipertensão) e atenua estados inflamatórios.

Além de todas essas características benéficas para a saúde, truta é um ótimo prato na culinária dos mais exigentes. Podemos destacar os seguintes pratos.


              Truta grelhada,Truta ao molho de amêndoas,Truta com molho de alcaparras Escabeche de truta, Truta salmonada ao sal.



Além de comercializarmos a truta congelada, servimos em nosso restaurante, inúmeros pratos com esse delicioso peixe.




A psoríase é uma doença crônica de pele, não contagiosa e que não tem cura. A doença se manifesta através da formação de manchas e placas avermelhadas com escamação branca. Com os avanços no esclarecimento das causas da origem da doença, as alterações imunológicas da psoríase começaram a ser estudadas. Assim, a hiperproliferação celular, ou seja, a produção excessiva de células da pele, que era aceita como causa da doença, passou a ser compreendida como consequência do processo inflamatório. Dessa maneira, iniciaram-se os ensaios clínicos com uma nova classe de medicamentos, os agentes modificadores da resposta biológica - ou, simplesmente, biológicos.

As opções de tratamento para a psoríase são o uso de cremes específicos, comprimidos, injeções, remédios caseiros e fototerapia.

O uso de cremes específicos são os mais comuns para tratar a psoríase em placas. Estudos comprovam que 70% das pessoas conseguem controlar a psoríase utilizando somente esse tipo de cremes.

Os outros tratamentos para a psoríase devem ser utilizados por pessoas que não tenham lesões muito grandes ou nos casos em que o uso de cremes não foi satisfatório.

A psoríase é uma doença crônica que pode atingir qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorre nos cotovelos, couro cabeludo e nas pernas.



Existem dezenas de remédios caseiros que podem ser usados para diminuir o desconforto da psoríase. Aqui vão alguns dos remédios e tratamentos alternativos.


Fique no sol - isso lhe parece um conselho surpreendente


      Embora os médicos queiram que a maioria de seus pacientes evite os sóis para prevenir câncer de pele e rugas, muitos portadores de psoríase são estimulados a ficar expostos aos raios ultravioleta do sol, uma vez que eles podem ajudar a minimizar os sintomas da doença. Apesar de os médicos não saberem exatamente como funcionam os raios solares na cura da psoríase, eles parecem diminuir a velocidade de replicação das células da pele. Contudo, existe um limite para os efeitos benéficos do sol na psoríase: uma queimadura de sol pode estimular o aparecimento da doença.

Durante muitos anos, as pessoas iam a bandos para o Mar Morto para tratarem a psoríase. O Mar Morto está localizado 396 metros abaixo do nível do mar, criando um filtro atmosférico que permite que os portadores de psoríase permaneçam no sol por mais tempo sem se queimarem. O alto teor de sal na água do Mar Morto também facilita a flutuação. Algumas empresas de cosméticos vendem produtos que contêm sal e minerais do Mar Morto, que também podem proporcionar certo alívio.





Embora você talvez não possa ir ao Mar Morto nas próximas férias, você pode tirar proveito dos efeitos da cura pelo sol. Antes de se expor, aplique uma camada fina de óleo mineral nas áreas afetadas da pele, o que aumentará os efeitos do sol e manterá a pele úmida. Entretanto, o óleo também aumentará o risco de queimadura de sol, então fique pouco tempo exposto, da mesma maneira, para proteger a pele que não possui placas contra os efeitos prejudiciais da exposição ao sol, passe filtro solar com fator de proteção (FPS) 15 ou mais; aplique-o de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique várias vezes, especialmente depois de nadar ou de transpirar muito. Não passe filtro solar nas placas, uma vez que ele bloqueará os raios ultravioletas, que podem ajudá-las a desaparecer.

Se você optar pela exposição aos raios UV para tratar a psoríase, não abuse do sol. E consulte seu dermatologista regularmente para que ele verifique se há algum problema. 

              Terapia de raios ultravioleta - a terapia de raios ultravioleta (ou fototerapia, como às vezes é chamada) também pode ser administrada, chova ou faça sol, no consultório médico ou mesmo na sua casa. Você pode aproveitar os benefícios do sol usando um aparelho em casa, que emite raios UVB (ultravioleta B).

Os raios do sol são constituídos de dois tipos de raios ultravioleta, conhecidos como A e B. Os raios UVB diminuem o crescimento, surpreendentemente rápido, das células da pele, marca registrada da psoríase. Os raios UVA ajudam apenas quando usados simultaneamente com um medicamento oral chamado psoralen, em um tratamento conhecido como PUVA, geralmente prescrito para casos mais graves ou resistentes da psoríase. De acordo com a National Psoriasis Foundation (em inglês), estudos revelaram que 80% dos portadores de psoríase tiveram bons resultados com a terapia de raios UVB.

Você precisará discutir primeiro com seu médico o uso da terapia de raios UVB em casa. Ele administrará a terapia no consultório até seja possível prescrever um aparelho de raios UV em casa. A propósito, os aparelhos de raios para terapia doméstica não utilizam o mesmo tipo de raio UV usado em cabinas e salões de bronzeamento.

Exatamente como acontece quando está tomando banho de sol, você terá que ter cuidado para não queimar a pele ao se submeter à terapia de raios em casa, além de ter que consultar seu dermatologista regularmente para que ele verifique se está tudo normal com sua pele.



Técnicas Acupuntura da Psoríase
Técnicas da Acupuntura na Psoríase
Técnicas da medicina tradicional chinesa no tratamento da psoríase.


Acupuntura sistêmica e acupuntura auricular são técnicas da medicina tradicional chinesa que tem com o base equilibrar a circulação de energia (Qi) e de sangue (Xue) do paciente, tratando as diversas desarmonias funcionais e não desarmonias anatomo-funcionais como trata-se na medicina ocidental. O estudo se baseia no tratamento de paciente do sexo masculino com 56 anos.

Foi diagnosticado psoríase há 4 anos, após este tempo de evolução da enfermidade o paciente iniciou o tratamento. O tempo de tratamento foi de 4 meses, uma vez por semana. As técnicas utilizadas no tratamento foram: acupuntura sistêmica e acupuntura auricular.

Durante o primeiro mês o tratamento não obteve resultado, a partir do segundo mês as manchas vermelhas foram reduzindo junto com as escamações. As técnicas da medicina tradicional chinesa acupuntura auricular e acupuntura sistêmicas utilizadas mostraram-se eficazes no tratamento da psoríase com a redução do quadro clínico no período de 4 meses. Estas técnicas podem estar atuando diretamente nos sintomas clínicos e desta forma podendo chegar à cura da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário